E-mail marketing para atingir objetivos


A Solvem criou uma plataforma de envio de e-mail marketing chamada Solvemail. Essa plataforma traz vários avanços em relação a concorrência, onde podemos destacar: rapidez, relatórios online, menor taxa de rejeição nos serviços anti-spam e um dos menores preços do mercado, entre tantas outras.

Mas afinal, para que serve um e-mail marketing?

Para muitas pessoas, o termo e-mail marketing gera automaticamente a imagem de um e-mail com apenas um propósito: vender. Na verdade, há muitos tipos de comunicações feitas através de e-mail marketing que podem ser oferecidas ao seu cliente ou prospects. Algumas não são diretamente relacionadas à vendas, mas podem contribuir significativamente para este objetivo, através de outros caminhos.

Dessa forma, o email marketing pode ter uma série de benefícios:
Proatividade: Em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
Interatividade: O cliente interage imediatamente com a mensagem;
Segmentação: É possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
Personalização: A mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
Mensuração: O retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.

E-mail marketing comerciais


Esse tipo de e-mail geralmente é voltado ao comércio eletrônico ou clubes de compras. São mensagens visuais e objetivas, de forma que, ao bater os olhos no email, os usuários identifiquem rapidamente as ofertas. É uma forma rápida de fazer com que suas promoções cheguem ao conhecimento do público. Nestes casos, muitas vezes é interessante fazer um layout em que o usuário seja impactado com uma ou mais promoções em destaque, para que em seguida perceba as demais se alternando. Com isso, além de prender a atenção pelo estímulo visual, é possível apresentar uma quantidade maior de produtos, aumentando as chances de atingir o interesse do consumidor em potencial.

E-mail marketing do tipo Newsletters


As newsletters são e-mails informativos cujo foco é aproximar os usuários de uma marca, criando um relacionamento entre empresas e clientes. Por isso, estas mensagens devem oferecer informações relevantes ao público alvo. Elas precisam trazer conteúdos de qualidade, que gerem interesse, fazendo com que cliquem na peça e sejam levados ao seu site ou rede social. Em muitos casos esses conteúdos não estão diretamente relacionados a produtos, mas de alguma forma interligados.

E-mail marketing de serviço ou transacional


Diferente do e-mail marketing comercial, que é projetado para atingir diversos usuários com um mesmo perfil de uma única vez, o e-mail transacional não é concebido de maneira massificada. É uma peça de comunicação exclusiva, criada especialmente para cada um dos contatos existentes no mailing de uma empresa. Um email marketing de serviço geralmente é enviado automaticamente e tem como objetivo agilizar os processos das empresas e o atendimento ao cliente. Muito utilizado em sites de e-commerce, este tipo de email confirma as ações que os usuários fizeram diretamente no site e transmite seriedade e segurança para os destinatários.

Os emails transacionais são enviados a partir do momento em que o usuário faz o cadastro no site, finaliza uma compra pela internet, ou até mesmo quando há um abandono de carrinho. Por meio de um sistema de monitoramento, captura-se os dados de navegação do usuário, aproveitando suas últimas visualizações, para encaminhar ofertas exclusivas. Esta é uma excelente estratégia para o comércio eletrônico: aproveitar informações geradas pelo público para criar emails com ofertas personalizadas, ou com descontos especiais, por exemplo.

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